quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Concurso Professor Bahia: Edital com 4 mil vagas sairá até o fim do mês!

Em transmissão ao vivo em sua página no Facebook, nesta terça-feira, dia 03 de outubro, o governador da Bahia, Rui Costa, disse que, até o final do mês, será publicado o edital do concurso para professores da rede estadual e coordenadores, com previsão de 4 mil vagas. Sobre o concurso da Agerba, Rui anunciou que a nomeação dos candidatos será publicada nesta quarta-feira (04), no Diário Oficial. 
O concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos ainda está em fase de escolha da empresa organizadora. A informação é da Secretaria de Administração, porém com o anúncio do chefe do executivo espera-se a publicação do edital.
As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino. Ainda como resultado da reunião com a APLB, o governador autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20h semanais e desejam passar para o regime de 40h, recebendo o dobro do salário.
“A reunião foi muito positiva. Conversamos sobre os pleitos, as demandas dos professores, e saímos com boas notícias. O concurso, que terá um total de 3.460 vagas, será publicado em, no máximo, 60 dias. Além disso, anunciamos a incorporação para 1.078 professores da ampliação da jornada de trabalho, de 20h para 40h semanais. E, cumprindo um compromisso meu, também aumentaremos a remuneração de diretores de escola. Marquei uma nova reunião com a APLB para a segunda quinzena de setembro, quando conversaremos sobre o restante da pauta, com as promoções dos reajustes que vamos praticar ainda este ano, em função dos cálculos que estamos fazendo pra dar garantias que possamos fazer melhoria salarial associada à segurança, tanto dos aposentados, quanto dos professores da ativa”, afirmou Rui Costa. 
Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares.
“Devo publicar até o final do mês um edital do concurso público”, reforçou, dizendo que está em diálogo com as secretarias da Fazenda, da Administração e da Educação para fechar a questão. 
Topo